20.4.11

“POR TRAS DE QUALQUER PRODUÇÃO MATERIAL OU ESPIRITUAL, EXISTE A HISTORIA.”









Tudo que existe na “face da terra” é produzida pelo homem, partiu de pesquisas e descobertas, com sua criatividade e persistência conseguiram desenvolver grandes projetos, desde antiguidade até os dias de hoje invenções são desenvolvidas.

POR TRAS DE QUALQUER PRODUÇÃO MATERIAL OU ESPIRITUAL, EXISTE A HISTORIA.”

Como sabemos do que aconteceu no passado? Como sabemos o que existe na face da terra?
São indagações que posso responder: HISTÓRIA, essa é a resposta para as perguntas, o homem desde tempos antigos que escreveu e continuam escrevendo e se preocupam em deixar um pouco da sua sabedoria para o futuro, hoje temos luz graças a Thomas Edison, mais como sabemos que foi ele? Simples, graças a escritores que buscaram passar conhecimento para as gerações futuras.

Os Gregos, o povo mais evoluído no período de 700 a.C construiu casas, criaram cidades, conquistaram novos territórios, geraram crescimento com sua riqueza, nessa mesma época surgiram grandes filósofos que tentam sistematizar a psicologia. O próprio termo psicologia vem do grego “psyché”, que significa alma,
e de logos, que significa razão.
Entre os filósofos ouve três que se destacaram:
SÓCRATES
PLATÃO
ARISTÓTELES

Sócrates: separa o homem dos animais, afirma que a principal característica do home era a razão.

Platão: discípulo de Sócrates acreditava que quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.

Aristóteles: discípulo de Platão, foi um dos mais importantes pensadores da história da filosofia, contribuiu importantemente com uma inovadora tese que postulava que a alma e o corpo não podem ser dissociados.

Com o tempo surge um novo império: o Império Romano, uma das características desse período é o aparecimento e desenvolvimento do CRISTIANISMO, tornou-se a principal religião da Idade Média, consegui superar crises e ao falecimento de territórios. A psicologia nesse período se volta ao conhecimento religioso, pois a política e a economia estavam ao seu lado.
Dois grandes filósofos representam esse período: SANTO AGOSTINHO (354-430) e SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1274).
Santo Agostinho se espirava em Platão fazia cisão entre alma e corpo, a alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus.
São Tomás de Aquino buscava em Aristóteles a distinção entre essência e existência.

Após a morte de Tomás de Aquino tem início uma época de transformações radicais no mundo europeu, com essas transformações começa a emergir uma nova forma de organização econômica e social, as ciências também conhecem um grande avanço, mostrando que o nosso planeta não é o centro de universo. Esse avanço na produção de conhecimento propicia o início da sistematização do conhecimento científico.
Neste mesmo período, René Descartes (1596-1659), afirma que o homem possuía uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo desprovido do espírito, é apenas uma máquina, desta forma possibilita o avanço da Anatomia e da Filosofia.
No século 19, destaca-se o papel da ciência, e seu avanço torna-se necessário.
A origem da psicologia científica deu se a parti do interesse em conhecer mais a ciência, rapidamente ela se modernizou, nesse período, surgem homens como Hegel que demonstra a importância da História para compreensão do homem, e Darwim, que enterra o antropocentrismo com sua tese evolucionista.
A própria Filosofia adapta-se aos novos tempos, com o surgimento do positivismo de Augusto Comte, que postulava a necessidade de maior rigor cientifico na construção dos conhecimentos na ciência humana.

A MÁQUINA? Sim, ela mesma, o mundo com uma máquina, o mundo com um relógio, todo o universo passou a ser pensado por uma máquina, isto é, podemos conhecer o seu funcionamento, esta forma de pensar atingiu também as ciências humanas. Para conhecer o psíquico humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem – seu cérebro.

A psicologia moderna nasceu na Alemanha no século 19.
Começaram a surgi novos padrões de produção de conhecimento, passam a:
Definir seu objeto de estudo;
Delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a filosofia e a fisiologia;
Formular métodos de estudo desse objeto;
ü Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimento na área.


As teorias citadas à cima devem obedecer a critérios da metodologia científica.
Embora a psicologia cientifica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um rápido crescimento.
É ai que surgem as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, então surge o FUNCIONALISMO que é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimento em psicologia.
Assim como o funcionalismo, o ESTRUTURALISMO está preocupado com a compreensão da consciência.

“O QUE FAZEM OS HOMENS” E “POR QUE O FAZEM”


Já o ASSOCIACIONISMO origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias, a pessoa aprende coisas mais simples de um determinado assunto ou conteúdo.

O ASSOCIACINISMO, ESTRUTURALISMO e o FUNCIONALISMO
Essas três foram substituídas por novas teorias, que são o BEHAVIORISMO, GESTALT E PSICANÁLISE,
São consideradas as teorias mais importantes do século 20.

Nenhum comentário: