18.5.11

1)Para os Behavioristas qual o objeto de estudo da psicologia e como é caracterizado?
Os behavioristas consideram que o objetivo da Psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interação com o ambiente. Para Watson os psicólogos deviam estudar o comportamento observável e adotar métodos objetivos. Eles estudavam os eventos ambientais (estímulos), o comportamento observável (respostas) e como a experiência influenciava o comportamento, as aptidões e os traços das pessoas mais do que a hereditariedade.

2)Qual ou quais as diferenças entre behaviorismo metodológico e behaviorismo radical?
O Behaviorismo metodológico entende o comportamento apenas como respostas públicas dos organismos. A questão da observabilidade é central. Somente eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, inclusive uma ciência do comportamento. O Behaviorismo Radical seria uma filosofia da ciência do comportamento. Skinner considerava não pragmáticas as noções "internalistas" (entidades "mentais" como origem do comportamento, sejam elas entendidas como cognição, id-ego-superego, inconsciente coletivo, etc.) que permeiam as diversas teorias psicológicas existentes.

3) Em que consiste o condicionamento respondente:
Diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. O condicionamento respondente são eventos desencadeados por eventos que imediatamente o antecedem. O evento que provoca o respondente é denominado de estimulo eliciador.

4) Em que consiste o condicionamento operante:
O condicionamento operante consiste na transferência de um respondente para uma outra situação. A visão de um raio lembra o estremecimento de um trovão, por exemplo. Para ocorrer a transferência, quatro elementos estão envolvidos: estímulo incondicionado (EI), resposta incondicionada (RI), estimulo neutro (EM) e a resposta condicionada (RC) mais o estimulo condicionado (EC). Os operantes são ações iniciadas ou respostas voluntárias, controladas pelo sistema nervoso central. Apesar de parecer, os operantes não são espontâneos, sendo altamente influenciados pelo meio. O condicionamento operante depende dos efeitos que o seguem, para aumentar ou diminuir a probabilidade, ocorrendo por conseqüência a mudança da freqüência relativa de ocorrência do comportamento. Resultados agradáveis tendem a aumentar a freqüência sob circunstâncias semelhantes.


5)Quais as diferençs entre:

Reforçamento positivo e reforçamento negativo
Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido. O que diferencia um do outro é que o reforço positivo consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente e o reforço negativo consiste em retirar um estímulo aversivo.

Reforçamento negativo e punição
A punição é diferente do reforço negativo. Em termos conceituais, a punição se refere a um desprazer (estímulo) que se faz presente após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforço negativo se caracteriza pela ausência (retirada) do desprazer após a ocorrência de um comportamento pretendido por aquele que o promove.

Punição e extinção
Punição acontece quando você apresenta um reforçador negativo diante de um comportamento não desejado. Extinção é quando você deixa de apresentar um reforçador que sempre apresentou, para que um comportamento não aconteça mais.

Fuga e Esquiva
Esquiva nos permite antecipadamente evitar uma situação de confronto e ansiedade. Um exemplo simples de esquiva é escolher um caminho mais longo para evitar passar por uma determinada pessoa. No caso da fuga, não se evita o estimulo aversivo, mas escapa dele depois de iniciado.

Generalização e discriminação
Na generalização um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estimulo similar, mas diferente. Freqüentemente a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos. A discriminação ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro.

Nenhum comentário: