27.5.11

Pau que nasce torto morre torto?



Bom, te pergunto: Pau que nasce torto, morre torto? Antes de responder vou mostrar três opiniões importantes e fundamentais para chegar até uma conclusão...

1) Luiz Sayão (linguista, editor acadêmico de Edições Vida Nova e ganhou o prêmio Abec de Personalidade Literária.) : "Pau que nasce torto não precisa morrer torto."
http://www.vigiai.net/news.php?readmore=1710

2) Eliane Rose Maio Braga (Psicóloga, professora da Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Psicologia e doutoranda em educação): "O ímpeto não é genético, porque provém da convivência e do desenvolvimento emocional."
http://www.midiaesaude.com.br/?action=mais&materia=213action=mais&materia=213

3) É o tchan, Cumpadre Washington (Grupo baiano de Axé, fez sucesso cantado musicas de duplo sentido na década de 90): " Pau que nasce torto, nunca se endireita....Domingo ela não vai?! vai! vai! djururu pá!
http://www.vagalume.com.br/e-o-tchan/pau-que-nasce-torto-melo-do-tchan.html

Bom, diante das opiniões vistas...temos duas opiniões balizadas afirmando que pau que nasce torto não prescise morrer torto pois não é genético e provém do ambiente em que vive e de seu desenvolvimento...por outro lado temos uma afirmação partindo da generalização pois claro e evidente temos casos perdidos em meio a multidão, onde ele mesmmo fala..."domingo ela não vai?!" já conhecendo a peça já afirma: "vai! vai!" pois esse pau que nasceu torto vai morrer torto....pois já lá outros domingos...

Visando agora o lado da experiência, eu fico com a opinião que pau que nasce torto não precisa morrer torto, uma pessoa muito proxima a mim era tido como um garoto problema, o desgraçado foi reprovado, expulso de alguns colégios, rejeitado em outro...tendo que fazer supletivo pra posteriormente ser colega de sala de seu irmao dois anos mais novo..além de frequentar a sociedade e viver em meio ao alcool e drogas como de costumes em festas da alta...
Enfim...já imaginas como estás esse rapaz hoje com 22 anos? bom, arrumou uma namorada que lhe botou nos eixos...teve que acompanhar o ritmo dela nos estudos e na vida social..focou toda sua energia que antes para besteiras pros estudos e vida pessoal...passou no primeiro vest na ufrn...e também é empresário bem sucedido...poisé...não morreu torto...

18.5.11

1)Para os Behavioristas qual o objeto de estudo da psicologia e como é caracterizado?
Os behavioristas consideram que o objetivo da Psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interação com o ambiente. Para Watson os psicólogos deviam estudar o comportamento observável e adotar métodos objetivos. Eles estudavam os eventos ambientais (estímulos), o comportamento observável (respostas) e como a experiência influenciava o comportamento, as aptidões e os traços das pessoas mais do que a hereditariedade.

2)Qual ou quais as diferenças entre behaviorismo metodológico e behaviorismo radical?
O Behaviorismo metodológico entende o comportamento apenas como respostas públicas dos organismos. A questão da observabilidade é central. Somente eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, inclusive uma ciência do comportamento. O Behaviorismo Radical seria uma filosofia da ciência do comportamento. Skinner considerava não pragmáticas as noções "internalistas" (entidades "mentais" como origem do comportamento, sejam elas entendidas como cognição, id-ego-superego, inconsciente coletivo, etc.) que permeiam as diversas teorias psicológicas existentes.

3) Em que consiste o condicionamento respondente:
Diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. O condicionamento respondente são eventos desencadeados por eventos que imediatamente o antecedem. O evento que provoca o respondente é denominado de estimulo eliciador.

4) Em que consiste o condicionamento operante:
O condicionamento operante consiste na transferência de um respondente para uma outra situação. A visão de um raio lembra o estremecimento de um trovão, por exemplo. Para ocorrer a transferência, quatro elementos estão envolvidos: estímulo incondicionado (EI), resposta incondicionada (RI), estimulo neutro (EM) e a resposta condicionada (RC) mais o estimulo condicionado (EC). Os operantes são ações iniciadas ou respostas voluntárias, controladas pelo sistema nervoso central. Apesar de parecer, os operantes não são espontâneos, sendo altamente influenciados pelo meio. O condicionamento operante depende dos efeitos que o seguem, para aumentar ou diminuir a probabilidade, ocorrendo por conseqüência a mudança da freqüência relativa de ocorrência do comportamento. Resultados agradáveis tendem a aumentar a freqüência sob circunstâncias semelhantes.


5)Quais as diferençs entre:

Reforçamento positivo e reforçamento negativo
Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido. O que diferencia um do outro é que o reforço positivo consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente e o reforço negativo consiste em retirar um estímulo aversivo.

Reforçamento negativo e punição
A punição é diferente do reforço negativo. Em termos conceituais, a punição se refere a um desprazer (estímulo) que se faz presente após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforço negativo se caracteriza pela ausência (retirada) do desprazer após a ocorrência de um comportamento pretendido por aquele que o promove.

Punição e extinção
Punição acontece quando você apresenta um reforçador negativo diante de um comportamento não desejado. Extinção é quando você deixa de apresentar um reforçador que sempre apresentou, para que um comportamento não aconteça mais.

Fuga e Esquiva
Esquiva nos permite antecipadamente evitar uma situação de confronto e ansiedade. Um exemplo simples de esquiva é escolher um caminho mais longo para evitar passar por uma determinada pessoa. No caso da fuga, não se evita o estimulo aversivo, mas escapa dele depois de iniciado.

Generalização e discriminação
Na generalização um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estimulo similar, mas diferente. Freqüentemente a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos. A discriminação ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro.

16.5.11

Skinner gozado...

Rascunho acerca do Behaviorismo.

Behaviorismo (ou Psicologia Comportamental) é uma abordagem em psicologia que foca apenas o comportamento observado para caracterizar como é determinado pelo ambiente e história das interações entre o indivíduo e o seu ambiente, sem recorrer a mecanismos internos do cérebro ou os processos mentais não diretamente observáveis.
Por exemplo, a aprendizagem é descrita como uma mudança no comportamento observável, devido à alteração da força com que a resposta está associada a estímulos externos (ambiente externo) ou estímulos internos (ambiente interno) no corpo. 

Teoria Behaviorista Base

A teoria comportamental é o comportamento observável do objeto da psicologia. O meio ambiente é a chave para determinar e explicar o comportamento humano. A maioria das teorias de aprendizagem reconhece três principais variáveis no processo: o ambiente que estimula o corpo é estimulado e o comportamento ou a resposta do organismo como um resultado da estimulação.
O padrão clássico é a seguinte:
 S-I-R
S = o estímulo do ambiente (estímulos)
I = indivíduo
R = resposta ou o comportamento do indivíduo como resultado de uma estimulação
Sem negar a realidade do indivíduo (I) e seu padrão interno, behavioristas não liga para eles diretamente. Na verdade, o seu objetivo é especificar as condições e os processos pelos quais o meio ambiente (S) controla o comportamento (R), sem referência a variáveis internas. O padrão em que trabalham e colocar entre parênteses o indivíduo (eu) que consideram uma “caixa preta”. Todas as questões relativas à consciência são, portanto, separados de suas áreas de estudo.
Daí o padrão:
 S-R
Considerado como o behaviorista padrão clássico linear.
Esse padrão, que pode ser assimilado ao esquema do condicionamento clássico de Pavlov, foi alterado pela BF Skinner, como o condicionamento pavloviano explica que os estímulos relacionados com a aprendizagem conhecido incondicional ou seja, os estímulos que causam respostas incondicional relacionados a filogenia das espécies.
Assim, o segundo programa é o clássico condicionamento operante. Este regime introduz duas novas variáveis: o ambiente e os efeitos sobre o corpo pode ser positiva ou negativa.
Daí o padrão:
 S-R-C
(onde todos são moldados pelo contexto “C”)
 Este padrão é mais linear, pois este não é um estímulo que desencadeia uma resposta é um estímulo que o evoca. Resposta ou comportamento é selecionado pelas conseqüências sobre o organismo e o ambiente, as consequências que são únicas para cada sociedade, é por isso que o estudo e classificação de estímulos e respostas que podem ser feitas a posteriori.
O condicionamento operante explica os comportamentos aprendidos durante a ontogenia do organismo. A diferença fundamental entre o condicionamento clássico e condicionamento operante é que o segundo pressupõe um ser ativo no seu ambiente.

11.5.11

Behaviorismo








Antes de mais nada, Behavior significa Comportamento. Como ciência natural sua meta é a previsão e o controle do comportamento.



Watson, nosso caro Watson, é considerado o pai do Behaviorismo, com o Behaviorismo metodologico que inicialmente tinha a visão de comportamento com uma ação isolada do sujeito mas hoje se tem através da ação do sujeito no ambiente. Com isso o Behaviorismo se destaca exatamente neste econtexto, de estudar as interações entre sujeito e ambiente.




Logo após nosso caro Watson, o mais importante behaviorista foi Skinner, onde sua linha de estudo ficcou conhecido como behaviorismo radical. Skinner desejava a explicação cientifica definindo como prioridaden para a ciencia d comportamentono desenvolvimento de termosne conceitos que permitissem explicações verdadeiramenre cientificas. E assim ele desenvolveu a famosa caixa de Skiner que consiste em uma caixa de vidro, com dispositivos para acionamento para agua, luz e em alguns momentos dar choques em ratos. Assim cria-se situações onde o resultado é chamado de Análise Experimental.













6.5.11

Resumo histórico do pensamento psicológico.

 

Filosófico interesse da mente e do comportamento remonta a antigas civilizações do Egito , Grécia , China e Índia . Pre-datando Sigmund Freud e Carl Jung por quase 1000 anos, a psicoterapia foi realizada por médicos islâmicos naqueles com doença mental em hospitais psiquiátricos construído já no século 8, em Fez, Marrocos.

Psicologia como um campo auto-consciente de estudo experimental começou em 1879, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à investigação psicológica, em Leipzig . Outros fatores que contribuem cedo para o campo incluem Hermann Ebbinghaus (um pioneiro no estudo da memória ), William James (o pai americano de pragmatismo ) e Ivan Pavlov (que desenvolveu os procedimentos associados ao condicionamento clássico ).

Logo após o desenvolvimento da psicologia experimental, vários tipos de psicologia aplicada apareceu. G. Stanley Hall trouxe pedagogia científica para os Estados Unidos da Alemanha no começo de 1880. John Dewey é a teoria educacional da década de 1890 foi outro exemplo. Também em 1890, Hugo Munsterberg começou a escrever sobre a aplicação da psicologia para, a lei, a indústria e outros campos. Lightner Witmer estabeleceu a primeira clínica psicológica na década de 1890. James McKeen Cattell adaptado Francis Galton 's métodos antropométricos para gerar o primeiro programa de teste mental na década de 1890. Em Viena, entretanto, o psiquiatra Sigmund Freud desenvolveu uma abordagem independente para o estudo da mente chamada psicanálise , que tem sido muito influente.

2_20090728_psicologico_001             O  século 20 viu uma reação a Edward Titchener é crítica "de Wundt do empirismo. Isso contribuiu para a formulação do behaviorismo por John B. Watson , que foi popularizada por BF Skinner . Behaviorismo propõe limitar estudo psicológico ao de comportamento manifesto, pois isso poderia ser quantificados e facilmente mensuráveis. Behavioristas consideravam o conhecimento da " mente "muito metafísica para atingir cientificamente. As últimas décadas do século 20 viu o declínio do behaviorismo ea ascensão da ciência cognitiva , uma abordagem interdisciplinar para estudar a mente humana. A ciência cognitiva volta a defender a "mente" como objeto de investigação, utilizando as ferramentas da psicologia evolutiva , lingüística , ciência da computação , filosofia , o behaviorismo , e neurobiologia . Esta forma de investigação que propôs uma ampla compreensão da mente humana é possível, e que tal entendimento pode ser aplicado a outros domínios de investigação, como ainteligência artificial.

 

Referências:

http://redepsicologia.com/historia-da-psicologia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia

4.5.11

Behaviorismo


John B.Watson, foi considerado o pai do behaviorismo após publicar um artigo – Psicologia: Como os Behavioristas a vêem. Watson defendia que o meio influenciava na construção e desenvolvimento do individuo, e seus estudos tiveram base nos conceitos de Ivan Pavlov. Ivan descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à "chegada de comida", assim, a partir dessa observação, de relação do individuo com o meio externo houve um fortalecimento nas investigações empíricas. Mas o principal protagonista desse conhecimento foi o psicólogo americano Burruhs Skinner .O behaviorismo radical de Skinner está na formulação do "comportamento operante" que pode ser representado pela relação: R à S , em que R é a resposta e S é o estímulo reforçador que tanto interessa ao organismo. Estudar o comportamento envolve três dimensões: eventos antecedentes - respostas - eventos conseqüentes. O condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que terá uma conseqüência.


Estimulo ------> Comportamento ------> Consequência




Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço). Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição). Quando uma contingência se diz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável. Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável). Skinner classificou assim os reforços presentes na relação do indivíduo com as estimulações do meio.

O Reforço Positivo é todo estímulo cuja apresentação após uma resposta, aumenta a probabilidade de sua ocorrência. Ex: Quando atendemos aos desejos de uma criança que faz birra, estamos fortalecendo o seu comportamento de fazer birra, pelas conseqüências que gera. Já o Reforço Negativo refere-se a todo estímulo aversivo que, quando retirado, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma certa resposta. A retirada do estímulo aversivo (dor de cabeça) pelo uso de comprimidos aumenta o procedimento de tomar comprimidos. A Punição positiva é a apresentação de uma consequência desagradável depois da realização de um comportamento não desejado. Exemplo: Se uma criança faz birra e leva uma repreensão. A Punição negativa é remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado. Exemplo: Se uma criança partir um jarro e ficar sem poder ver televisão durante uma semana.


Freudiano: "Qual a natureza do problema e quando começou?"

Behaviorista: "Vamos conduzi-lo ao redor e ver o que acontece!"