6.5.11

Resumo histórico do pensamento psicológico.

 

Filosófico interesse da mente e do comportamento remonta a antigas civilizações do Egito , Grécia , China e Índia . Pre-datando Sigmund Freud e Carl Jung por quase 1000 anos, a psicoterapia foi realizada por médicos islâmicos naqueles com doença mental em hospitais psiquiátricos construído já no século 8, em Fez, Marrocos.

Psicologia como um campo auto-consciente de estudo experimental começou em 1879, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à investigação psicológica, em Leipzig . Outros fatores que contribuem cedo para o campo incluem Hermann Ebbinghaus (um pioneiro no estudo da memória ), William James (o pai americano de pragmatismo ) e Ivan Pavlov (que desenvolveu os procedimentos associados ao condicionamento clássico ).

Logo após o desenvolvimento da psicologia experimental, vários tipos de psicologia aplicada apareceu. G. Stanley Hall trouxe pedagogia científica para os Estados Unidos da Alemanha no começo de 1880. John Dewey é a teoria educacional da década de 1890 foi outro exemplo. Também em 1890, Hugo Munsterberg começou a escrever sobre a aplicação da psicologia para, a lei, a indústria e outros campos. Lightner Witmer estabeleceu a primeira clínica psicológica na década de 1890. James McKeen Cattell adaptado Francis Galton 's métodos antropométricos para gerar o primeiro programa de teste mental na década de 1890. Em Viena, entretanto, o psiquiatra Sigmund Freud desenvolveu uma abordagem independente para o estudo da mente chamada psicanálise , que tem sido muito influente.

2_20090728_psicologico_001             O  século 20 viu uma reação a Edward Titchener é crítica "de Wundt do empirismo. Isso contribuiu para a formulação do behaviorismo por John B. Watson , que foi popularizada por BF Skinner . Behaviorismo propõe limitar estudo psicológico ao de comportamento manifesto, pois isso poderia ser quantificados e facilmente mensuráveis. Behavioristas consideravam o conhecimento da " mente "muito metafísica para atingir cientificamente. As últimas décadas do século 20 viu o declínio do behaviorismo ea ascensão da ciência cognitiva , uma abordagem interdisciplinar para estudar a mente humana. A ciência cognitiva volta a defender a "mente" como objeto de investigação, utilizando as ferramentas da psicologia evolutiva , lingüística , ciência da computação , filosofia , o behaviorismo , e neurobiologia . Esta forma de investigação que propôs uma ampla compreensão da mente humana é possível, e que tal entendimento pode ser aplicado a outros domínios de investigação, como ainteligência artificial.

 

Referências:

http://redepsicologia.com/historia-da-psicologia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia

Nenhum comentário: