4.5.11

Behaviorismo


John B.Watson, foi considerado o pai do behaviorismo após publicar um artigo – Psicologia: Como os Behavioristas a vêem. Watson defendia que o meio influenciava na construção e desenvolvimento do individuo, e seus estudos tiveram base nos conceitos de Ivan Pavlov. Ivan descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à "chegada de comida", assim, a partir dessa observação, de relação do individuo com o meio externo houve um fortalecimento nas investigações empíricas. Mas o principal protagonista desse conhecimento foi o psicólogo americano Burruhs Skinner .O behaviorismo radical de Skinner está na formulação do "comportamento operante" que pode ser representado pela relação: R à S , em que R é a resposta e S é o estímulo reforçador que tanto interessa ao organismo. Estudar o comportamento envolve três dimensões: eventos antecedentes - respostas - eventos conseqüentes. O condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que terá uma conseqüência.


Estimulo ------> Comportamento ------> Consequência




Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço). Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição). Quando uma contingência se diz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável. Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável). Skinner classificou assim os reforços presentes na relação do indivíduo com as estimulações do meio.

O Reforço Positivo é todo estímulo cuja apresentação após uma resposta, aumenta a probabilidade de sua ocorrência. Ex: Quando atendemos aos desejos de uma criança que faz birra, estamos fortalecendo o seu comportamento de fazer birra, pelas conseqüências que gera. Já o Reforço Negativo refere-se a todo estímulo aversivo que, quando retirado, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma certa resposta. A retirada do estímulo aversivo (dor de cabeça) pelo uso de comprimidos aumenta o procedimento de tomar comprimidos. A Punição positiva é a apresentação de uma consequência desagradável depois da realização de um comportamento não desejado. Exemplo: Se uma criança faz birra e leva uma repreensão. A Punição negativa é remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado. Exemplo: Se uma criança partir um jarro e ficar sem poder ver televisão durante uma semana.

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