16.5.11

Rascunho acerca do Behaviorismo.

Behaviorismo (ou Psicologia Comportamental) é uma abordagem em psicologia que foca apenas o comportamento observado para caracterizar como é determinado pelo ambiente e história das interações entre o indivíduo e o seu ambiente, sem recorrer a mecanismos internos do cérebro ou os processos mentais não diretamente observáveis.
Por exemplo, a aprendizagem é descrita como uma mudança no comportamento observável, devido à alteração da força com que a resposta está associada a estímulos externos (ambiente externo) ou estímulos internos (ambiente interno) no corpo. 

Teoria Behaviorista Base

A teoria comportamental é o comportamento observável do objeto da psicologia. O meio ambiente é a chave para determinar e explicar o comportamento humano. A maioria das teorias de aprendizagem reconhece três principais variáveis no processo: o ambiente que estimula o corpo é estimulado e o comportamento ou a resposta do organismo como um resultado da estimulação.
O padrão clássico é a seguinte:
 S-I-R
S = o estímulo do ambiente (estímulos)
I = indivíduo
R = resposta ou o comportamento do indivíduo como resultado de uma estimulação
Sem negar a realidade do indivíduo (I) e seu padrão interno, behavioristas não liga para eles diretamente. Na verdade, o seu objetivo é especificar as condições e os processos pelos quais o meio ambiente (S) controla o comportamento (R), sem referência a variáveis internas. O padrão em que trabalham e colocar entre parênteses o indivíduo (eu) que consideram uma “caixa preta”. Todas as questões relativas à consciência são, portanto, separados de suas áreas de estudo.
Daí o padrão:
 S-R
Considerado como o behaviorista padrão clássico linear.
Esse padrão, que pode ser assimilado ao esquema do condicionamento clássico de Pavlov, foi alterado pela BF Skinner, como o condicionamento pavloviano explica que os estímulos relacionados com a aprendizagem conhecido incondicional ou seja, os estímulos que causam respostas incondicional relacionados a filogenia das espécies.
Assim, o segundo programa é o clássico condicionamento operante. Este regime introduz duas novas variáveis: o ambiente e os efeitos sobre o corpo pode ser positiva ou negativa.
Daí o padrão:
 S-R-C
(onde todos são moldados pelo contexto “C”)
 Este padrão é mais linear, pois este não é um estímulo que desencadeia uma resposta é um estímulo que o evoca. Resposta ou comportamento é selecionado pelas conseqüências sobre o organismo e o ambiente, as consequências que são únicas para cada sociedade, é por isso que o estudo e classificação de estímulos e respostas que podem ser feitas a posteriori.
O condicionamento operante explica os comportamentos aprendidos durante a ontogenia do organismo. A diferença fundamental entre o condicionamento clássico e condicionamento operante é que o segundo pressupõe um ser ativo no seu ambiente.

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