O vídeo acima mostra a criança fazendo várias justificativas diante as teorias abordadas pelo professor na sala. Se analisarmos bem, perceberemos que a ciência e o senso comum (que nesse caso é a crença da criança em Deus) parecem andar juntas.
E ai, ciência ou senso comum?
Vemos a ciência ganhar cada vez mais importância no âmbito das "verdades" que cercam a nossa sociedade, isso acontece, pois a mesma busca a verdade em todas as coisas por meio de estudos científicos, testes e comprovações. Os cientistas ganharam cada vez mais respaldo e, a cada dia, novos estudos e novas descobertas mudam nosso cotidiano, nossa maneira de pensar e agir. Afinal, a ciência é um estudo crítico, técnico e especializado que passa por inúmeros processos para se chegar a uma conclusão.
Ao contrário disso, o senso comum, são conhecimentos que adquirimos ao longo do tempo, com nossa família, com a sociedade, com a cultura, entre outros fatos do nosso dia-a-dia, que já de costume, nos levar a acreditar que seja verdade. Acredito que, cada concepção que temos de "verdade" são concernentes a vários conhecimentos vividos por outra pessoa, e que, de uma forma ou de outra até hoje são refletidos em nós.
"A ciência desconfia das veracidades das nossas certezas e de nossa adesão imediata as coisas; a ciência se distingue do senso comum principalmente nesse ponto"
Nenhum comentário:
Postar um comentário