23.3.11

Subjetividade e Objetividade no Cotidiano.


As 09:30 de hoje dia 23.03.2011, lembrei (subjetividade) que teria que postar em um blog, inicialmente verifiquei em meu e-mail se havia algum convite para me... não ele não estava lá. Ao chegar do almoço as 13:25 da tarde (no trampo), verifiquei novamente no e-mail se o convite para o blog chegara, simmmm... Lá estava o super e imenso convite que mudaria minha tarde, entrei e fiz o cadastro. As 15:30 em um pequeno intervalo que tive no trabalho comecei a “pagar todos os meus pecados”, nesta dia ler foi meu maior desejo (como nunca li antes), pensei muito de repente comecei a sentir cheiro de fumaça, me olhei no espelho (já desesperada), mas nada saía da minha cabeça, ao abrir a porta percebi que era o carro fumacê passando pela rua (Objetividade) e continuei com meu desespero (Subjetividade) ... No fim de tantos pensamentos (subjetividade) cheguei ao um fim, tudo que eu mas temia um resumo, uma idéia, percebi que o meu dia havia se tornado Subjetividade e Objetividade. Explicando minha tarde:

A subjetividade é o intimo do indivíduo, seu pensamento, suas emoções, entre outros. O Individuo o constrói para se relacionar com os “outros”. Um relacionamento ou relacionamentos nos inserindo no meio social, onde cada pessoa ocupa um papel. Já a objetividade é relativo ao objeto, prático, positivo. Diz-se do que é válido para todos e não apenas para um indivíduo, de fenômeno natural. No método interativo, o valor final para o qual convergem progressivamente os resultados das sucessivas interações.

“Superficialmente falando” Objetivo é aquilo que as pessoas recebem e tem o mesmo entendimento do assunto. Já o subjetivo cada um tem uma interpretação diferente daquilo que recebeu. Na verdade não obrigatoriamente as pessoas terem opiniões diferentes, porém a subjetividade pode resultar em opiniões diferentes.

Subjetivar a Objetividade - (28.03.2011)No meu ambiente de trabalho pude presenciar uma situação em que cada telespectador teve uma visão diferente do assunto, uma garota supostamente usava “bundex”, mas para uns era mentira para outra (o) verdade, com tantos comentários, resolvi analisar, chegando a seguinte conclusão que subjetivar a objetividade é a opinião que cada ser humano da ao mundo, ao que presencia, cada significado.

Um comentário:

Prof. Luciana Nepomuceno disse...

Só lembrando que há uma dinâmica entre objetivação da subjetividade e objetivação da subjetividade. Não são processos separados e não se relacionam apenas com opiniões ou posicionamentos divergentes.