21.3.11

Depois de algumas tudo fica meio subjetivo.



               Em nossas vidas nos deparamos com diversas dicotomias, sendo umas das destacáveis a subjetivo-objetivo que às vezes revelam problemas difíceis de resolver.
Onde com a objetividade buscamos ter uma visão genérica, impessoal, estática e hipotética, ou seja, de uma forma científica positivista.  Já com a subjetividade teremos uma percepção específica, personalizada, dinâmica e concreta semelhante à encontrada nas artes.
A relação de objetividade e subjetividade faz alusão à relação sociedade e individuo ou particularidade e a universalidade, área que abrange a psicologia. Onde se observarmos a síntese dessa relação tomando somente um dos lados dessa dicotomia será puramente reducionista, econômica e preguiçosa à medida que eu tenho opções de escolha e defesa limitadas, no caso de apenas duas.  Fazendo com que tenhamos um ponto de vista pelo determinado tema abordado deficiente e muita das vezes radical.
Atenho-me a dizer que não só na psicologia como também em todas as outras ciências humanas a relação objetivo-subjetivo não são antagônicas e sim complementares, onde fazendo uma síntese dessas diferentes percepções é essencial para uma abordagem mais completa.

2 comentários:

Prof. Luciana Nepomuceno disse...

São boas suas observações sobre objetivo e subjetivo, mas quero recordar que a questão proposta refere-se à ação: subjetivas a objetividade e objetivar a subjetividade, o que tira o foco da dicotomia.

Rafael Plebeu disse...

Foi antes da aula, nem sabia bem como abordar o assunto. Vou editar...