29.3.11

Senso comum e ciência - Daquilo que eu sei


Primeiramente darei o significado de senso comum e da ciência: Segundo o dicionário Aurélio: SENSO COMUM: Conjunto de opiniões e modos de sentir que, por serem impostos pela tradição aos indivíduos de uma determinada época, local ou grupo social, são geralmente aceitos de modo acrítico como verdades e comportamentos próprios da natureza humana. CIÊNCIA: Conhecimento; Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, orientar a natureza e as atividades humanas. Campo circunscrito, dentro da ciência, concernente a determinada parte ou aspecto da natureza ou das atividades humanas, como, p. ex., a química, a sociologia, etc. Daquilo que eu sei Nem tudo me deu clareza Nem tudo foi permitido Nem tudo foi concebido Daquilo que eu sei Nem tudo foi proibido Nem tudo me foi possível Nem tudo me deu certeza Não fechei os olhos Não tapei os ouvidos Cheirei, toquei, provei Ah! Eu usei todos os sentidos Só não lavei as mãos E é por isso que eu me sinto Cada vez mais limpo... (Ivan Lins e Vitor Martins. In: Lins, Ivan. Daquilo que eu sei. Rio de Janeiro: Polygram/Philips,1981)

Um comentário:

Prof. Luciana Nepomuceno disse...

Um momento de atenção. O que a eleição promove não é a chegada a um senso comum, mas a uma decisão comum. Senso comum refere-se aos costumes, aos conhecimentos disseminados socialmente, como, por exemplo, colcoar a criança pra arrotar depois de mamar. Muitas vezes não se sabe a explicação científica pra isso, mas sabe-se que deixa a criança mais confortável e sem cólicas.