14.6.11

A honestidade como uma qualidade de Liderança

lider-300x300As pessoas querem seguir um líder honesto. Anos atrás, muitos funcionários começaram a assumir que seu líder era honesto, simplesmente pela a autoridade de sua posição. Com escândalos modernos, isto não é mais uma verdade.
Quando você inicia uma posição de liderança, é preciso assumir que as pessoas vão pensar que você é um pouco desonesto. A fim de ser visto como um indivíduo honesto, você terá que sair do seu caminho para mostrar honestidade. As pessoas não vão assumir que você é honesto, simplesmente porque você nunca foi pego mentindo.
Um dos locais mais frequentes onde os líderes perdem uma oportunidade para mostrar a honestidade é na manipulação de erros. Muito do trabalho de um líder é tentar coisas novas e aperfeiçoar as ideias que não funcionam. No entanto, muitos líderes querem evitar o fracasso, na medida em que eles não admitem quando algo não funcionou.
Oportunidades para mostrar a honestidade em larga escala pode não acontecer todos os dias. Como líder, mostrando às pessoas que você é honesto, mesmo quando isso significa admitir um erro, exibe uma característica fundamental que as pessoas estão procurando nos seus líderes. Ao demonstrar honestidade consigo mesmo, com sua organização e com as organizações de fora, você vai aumentar a sua influência de liderança. As pessoas vão confiar em alguém que ativamente exibe a honestidade, não apenas como um indivíduo honesto, mas como alguém que vale a pena seguir.

Referências: Management, Drucker, Peter F.

Nenhum comentário: