Os indivíduos, no cenário atual das organizações, tem ganhado cada vez mais importância e um certo status de personagem principal. As estruturas organizacionais, análise do ambiente e tudo o mais que pode estar relacionado à vida das empresas, tem partido da observação e do estudo das pessoas envolvidas com a organização.
O comportamento delas, como podemos aprender, é um fator determinante para caracterizar esses indivíduos frente as organizações. A partir do estudo de alguns autores é possível perceber, pelo menos, três tipos diferentes de comportamentos presentes no cenário das empresas.
O primeiro, o comportamento produtivo, está relacionado ao bom desempenho do indivíduo, à positividade das suas ações e a produtividade deste no ambiente da organização, sendo proveitoso para a empresa.
O segundo, o comportamento de cidadania, diz respeito a não só se preocupar com suas funções e atividades, mas partir para ajudar colegas e auxiliar os companheiros de trabalho, mesmo que isso não seja sua obrigação (conceituado de altruísmo). O comportamento de cidadania também diz respeito a cumprir as regras da organização com compromisso e normalidade (conceituado de conformidade).
O terceiro, o comportamento contraproducente, é ruim para o cenário da organização, ele traduz-se naquele comportamento que prejudica o ambiente de trabalho, ele pode ser exemplificado como uma agressão, atitude desonesta, roubo, sabotagem, má influência para os colegas de trabalho, etc.
Agora que vimos os três tipos de comportamento podemos conhecer um pouco mais das características do comportamento humano para as organizações e quais as suas influência e consequências. Espero que tenham gostado.
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