17.6.11

O indivíduo e a personalidade.

Em primeiro lugar, vamos perceber que personalidade nada mais é do que “um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizados de forma própria”.

Você com certeza já ouviu falar aquele ditado: “Me diga com quem tu andas e eu te direi quem tu és”. Para a psicologia é a mais pura verdade. A personalidade pode sofrer alterações e destacar diferentes traços de acordo com o meio ou situação em que ela está inserida. Acabamos absorvendo um pouco da personalidade das outras pessoas e acrescentando a nossa. Mas cuidado, nunca pense que podem existir duas personalidades iguais, cada um tem suas características psicológicas próprias e uma maneira de organizá-las diferente de todos os outros.

Existem alguns fatores que favorecem um desajuste emocional ou até mesmo, às vezes, um colapso psicológico. Esses fatores são nomeados como barreiras, e existem três tipos delas.

Barreira situacional – quando a situação, o meio (geralmente de natureza física) impede o indivíduo de realizar determinado objetivo. Barreira interpessoal – quando uma pessoa ou um grupo de pessoas lhe impede de realizar sua satisfação. Barreira intrapessoal – geralmente são conflitos internos que atrapalham a pessoa de realizar determinado feito, pode ser uma deficiência física, mental ou disparidade psicológica.

A organização e a personalidade.

Dentro da organização, os traços de personalidade também são fatores em destaque para o ambiente organizacional e o alcance dos objetivos da empresa. Como vimos no início, o meio influencia a personalidade e a personalidade influencia o meio. São geralmente em situações sociais que podemos avaliar um determinado grau de personalidade e qual a característica da personalidade se destaca mais no indivíduo, de acordo com a situação em que ele estiver exposto.

Dentro da organização, por exemplo, a personalidade de um chefe é mais predominante junto aos seus subordinados. A formalidade, em outro exemplo, pode facilitar a interação entre indivíduos de diferentes postos, mas podem levar também ao conformismo das ideias e normas impostas pela empresa.

Como medir a personalidade?

É praticamente impossível medir ou se precisar qual o estilo de personalidade de uma determinada pessoa. Em um modelo antigo, erroneamente, a personalidade era medida de acordo com o traço que mais se destacasse numa pessoa em determinado momento; por exemplo, era comum taxarem as pessoas com personalidades como “agressiva, tímida, extrovertido, etc”. Mas compreendemos hoje que a personalidade é composta de milhares de facetas que podem se destacar hora mais, hora menos, de acordo com o meio e situação que o indivíduo se expõe.

Há também o modelo de questionário, onde o entrevistador tenta simular situações, através de casos hipotéticos, para tentar julgar a reação do entrevistado a cada situação. Esse modelo também não é totalmente apropriado, nem pode, de maneira segura, taxar a personalidade de uma pessoa.

Só o meio, só a interação com as pessoas podem fazer umas as outras exporem seus traços psicológicos e assim, através do mútuo conhecimento, testarem e conhecerem um pouco mais a personalidade uma das outras.

Nenhum comentário: