12.6.11

MOTIVAÇÃO, o comportamento dinâmico.

Por muitas décadas, os psicólogos têm realizam experimentos com animais e seres humanos tentam entender seu comportamento. Em clínicas e outros ambientes terapêuticos, tem havido tentativas de identificar as causas dos comportamentos que são motivos de preocupação, de um indivíduo, para os seus amigos, pais, supervisores, colegas de trabalho ou na sociedade. O estudo desse processo fornece a base para entender por que as pessoas fazem o que fazem. Envolve a tentar encontrar respostas para perguntas como "Por que uma pessoa trabalha mais do que outro?" E por que alguns indivíduos buscam maiores níveis de responsabilidade? ". Estas perguntas são essenciais para a administração e gestão dos recursos humanos.
A palavra motivação é derivada da palavra latina mover, o que significa movimento. Alguns veem isso como um reflexo do desejo de satisfazer determinadas necessidades. " Outros afirmam que "tem algo a ver com as forças que mantêm e alteram a direção, a qualidade e a intensidade do comportamento." Por outro lado, é definido como algo relacionado com "a maneira pela qual o comportamento é iniciado, ele é energizado, argumenta-se, vai, para e com o tipo de reação subjetiva está presente na organização, enquanto o desenvolvimento desta ".
A motivação pode ser definida como o estado ou a condição que leva a fazer algo. Em outras palavras, a motivação é um termo geral aplicado a uma classe inteira de direcionamentos, desejos, necessidades e forças similares. Da mesma forma, os administradores buscam motivar os seus subordinados ou seja, usam as coisas que eles esperam para satisfazer os anseios e desejos e induzir os subordinados a agir da maneira desejada.
Assim, pode-se considerar que a motivação envolve uma reação em cadeia. Ela começa com uma sensação de requisitos, que produz os desejos ou objetivos a ser perseguidos. Estes desejos e objetivos, por sua vez, levam a tensões (isto é, desejos não realizados), que resultam em ações que visem atingir as metas e, eventualmente, levar à satisfação dos desejos.

A motivação é principalmente:
  • O que motiva o comportamento humano.
  • Aquilo que corre ou o guia para esse comportamento.
  • Como esse comportamento é mantido ou sustentado.
Para entender melhor o processo de raciocínio pressupõe que uma pessoa reage a estímulos associados a um estado de desequilíbrio interno que vem de uma necessidade, um desejo ou uma expectativa. O comportamento é orientado para a consecução de incentivo ou uma meta que o indivíduo pode vir a ser satisfatória, no sentido de restabelecer o equilíbrio.
Alcançar um incentivo ou uma meta leva a uma mudança no grau de desequilíbrio e uma mudança no nível de esforço que impulsiona o indivíduo para a ação. Um indivíduo, por exemplo, tem uma forte necessidade de segurança econômica, têm comportamentos voltados para o fim, como poupança ou investimentos. Alcançaram as metas, o estado interno de desequilíbrio será modificado. Um indivíduo que quer uma promoção exibe um comportamento que leva com maior probabilidade de alcançar esse objetivo. Para conseguir uma promoção, o estado interior da pessoa será alterado.
Motivação envolve o desejo humano de trabalhar, contribuir e cooperar. Incentivo é o ato de induzir o desenvolvimento de uma atividade que leva aos resultados desejados.
O sucesso global desta atividade dependerá de uma motivação eficaz. Mesmo que a empresa pague um salário e tem a possibilidade de parar, não podemos esquecer a diferença entre o que a mera presença no local de trabalho pode atingir e que o desejo consciente de contribuir para ele pode conseguir, de fato, encontra-se em a diferença entre o sucesso e o fracasso. Portanto, nenhum negócio pode ser satisfeito apenas com um esforço para pagar os funcionários, mas, pelo contrário, cada um deles deve ser motivado e incentivado para um maiores resultados.

Referências: Psicologia para Administradores -Hersey/Blanchard.
                    Wikipedia

Nenhum comentário: