A palavra motivação é derivada da palavra latina mover, o que significa movimento. Alguns veem isso como um reflexo do desejo de satisfazer determinadas necessidades. " Outros afirmam que "tem algo a ver com as forças que mantêm e alteram a direção, a qualidade e a intensidade do comportamento." Por outro lado, é definido como algo relacionado com "a maneira pela qual o comportamento é iniciado, ele é energizado, argumenta-se, vai, para e com o tipo de reação subjetiva está presente na organização, enquanto o desenvolvimento desta ".
A motivação pode ser definida como o estado ou a condição que leva a fazer algo. Em outras palavras, a motivação é um termo geral aplicado a uma classe inteira de direcionamentos, desejos, necessidades e forças similares. Da mesma forma, os administradores buscam motivar os seus subordinados ou seja, usam as coisas que eles esperam para satisfazer os anseios e desejos e induzir os subordinados a agir da maneira desejada.
Assim, pode-se considerar que a motivação envolve uma reação em cadeia. Ela começa com uma sensação de requisitos, que produz os desejos ou objetivos a ser perseguidos. Estes desejos e objetivos, por sua vez, levam a tensões (isto é, desejos não realizados), que resultam em ações que visem atingir as metas e, eventualmente, levar à satisfação dos desejos.
A motivação é principalmente:
- O que motiva o comportamento humano.
- Aquilo que corre ou o guia para esse comportamento.
- Como esse comportamento é mantido ou sustentado.
Alcançar um incentivo ou uma meta leva a uma mudança no grau de desequilíbrio e uma mudança no nível de esforço que impulsiona o indivíduo para a ação. Um indivíduo, por exemplo, tem uma forte necessidade de segurança econômica, têm comportamentos voltados para o fim, como poupança ou investimentos. Alcançaram as metas, o estado interno de desequilíbrio será modificado. Um indivíduo que quer uma promoção exibe um comportamento que leva com maior probabilidade de alcançar esse objetivo. Para conseguir uma promoção, o estado interior da pessoa será alterado.
Motivação envolve o desejo humano de trabalhar, contribuir e cooperar. Incentivo é o ato de induzir o desenvolvimento de uma atividade que leva aos resultados desejados.
O sucesso global desta atividade dependerá de uma motivação eficaz. Mesmo que a empresa pague um salário e tem a possibilidade de parar, não podemos esquecer a diferença entre o que a mera presença no local de trabalho pode atingir e que o desejo consciente de contribuir para ele pode conseguir, de fato, encontra-se em a diferença entre o sucesso e o fracasso. Portanto, nenhum negócio pode ser satisfeito apenas com um esforço para pagar os funcionários, mas, pelo contrário, cada um deles deve ser motivado e incentivado para um maiores resultados.
Referências: Psicologia para Administradores -Hersey/Blanchard.
Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário