17.6.11

Satisfação: o primeiro passo para o sucesso de uma pessoa. E de uma organização.

Você já deve ter ouvido falar que há dois tipos de profissionais: aqueles que escolhem o seu trabalho, e assim cumprem a expectativa que sonharam para sua vida, em trabalhar no que gostam; e há aqueles que são escolhidos por seu trabalho, que ocasionalmente exercem uma função que não esperavam, mas acabam se apaixonando por aquilo.

Há uma coisa em comum com esses dois tipos de profissionais. Você sabe o que é?! Ambos estão satisfeitos com o seu trabalho.

A satisfação no trabalho e o comprometimento com a organização é um fator de grande destaque no caminho para a realização pessoal e profissional. Estar satisfeito tem implicado diretamente no bom ambiente organizacional e no desempenho do trabalho.

Ah, mas como faço pra saber se os funcionários estão satisfeitos? Através de pesquisas. Segundo aprendemos, a avaliação da satisfação no trabalho pode ser feita através do índice descritivo do trabalho, do questionário de satisfação de Minnesota ou da escala de trabalho em geral.

Aprendemos também que a satisfação não só se relaciona com fatores organizacionais, mas também se relaciona com fatores e valores pessoais. A personalidade pode influenciar diretamente no nível de satisfação de um empregado, por mais que a empresa lhe ofereça as melhores condições de trabalho. Fatores como idade, sexo, afetividade, comunicação, entre outras coisas, bem como o fator emotivo que está intimamente ligado com o fator pessoal, também são determinantes na hora do posicionamento da satisfação do indivíduo em relação com o seu trabalho.

O que podemos aprender aqui é que é fundamental para a organização e para você mesmo que você esteja satisfeito no seu trabalho. Mais do que isso, é preciso que você ame o seu trabalho. Se você não se realizar como pessoa, acabará não se realizando como profissional. Se você conseguir a satisfação nesses dois campos, podemos encerrar aqui então, positivamente, concluindo que você é uma pessoa feliz.

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