11.6.11

Introdução à Psicanálise.

Na definição dada por Sigmund Freud , a psicanálise é o nome dado a:

  • Um método de investigação dos processos mentais, que seriam de difícil acesso;
  • Um método de tratamento de distúrbios neuróticos, com base neste inquérito (ver Psicanálise );
  • Uma série de conceitos psicológicos adquiridos por esta via, e que se fundem numa nova disciplina científica.
  • E, fundamentalmente, uma perspectiva histórica, a psicanálise é a técnica de psicoterapia , a partir da cura catártica de Joseph Breuer .
  • É baseado na exploração do inconsciente com a ajuda de livre associação , o princípio é o levantamento das repressões patógenos.
  • Baseia-se na interpretação da "neurose de transferência" .

O credo de psicanalistas podem ser formuladas: "A psicanálise é justamente para ser o homem-chave, não de fórmulas, mas na realidade  que este homem é, e depois o outro, e depois outro, porque  mudar está intrinsecamente ligado a vida. A visão do homem, que Freud, Melanie Klein e psicanalistas que o seguiram aderir é que a alma humana é construída de aparentes contradições que surgem dualismos de forma instintiva. Essas contradições vão além do que é comum a chamada "razão" e que só o artefato de psicanálise (Freud) é capaz de relatar sem a "forçassão" encontrada em grandes sistemas e sínteses teóricas que costuma explicar por que as opiniões subjetivas de seus autores. Este é um dos termos na famosa frase de Freud: "o ego não é senhor em sua própria casa". A psicanálise é essencialmente uma experiência humana e um conjunto de teorias que tentam explicar melhor os conflitos intrapsíquicos que dão origem a sintomas particulares, sonhos, distúrbios psíquicos, etc. É também uma experiência, porque envolve pessoas, ou mais pacientes (um em grupos) e psicanalista na dinâmica de transferência.

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psican%C3%A1lise

Nenhum comentário: