17.6.11

Motivação

Vídeo de Joseph Klimber: http://www.youtube.com/watch?v=6ueWu6SluFk.

“Por Deus, este é Joseph Klimber!” No vídeo acima vemos a divertida história do homem que não se abate por nada na vida, uma esquete motivacional do grupo Os Melhores do Mundo que foi apresentada no Programa do Jô e ganhou o mundo com milhões de acessos na internet pelo YouTube.

Joseph Klimber é um sucesso, isso é fato. Mas também é uma lição. Uma lição sobre motivação, o exemplo de um indivíduo que soube converter os problemas do ambiente externo em motivação interna buscando sempre a realização pessoal atrelada a funcionalidade profissional. E é sobre isso, sobre motivação, que vamos falar um pouco nessa postagem.

---

Motivação, segundo o Dicionário Aurélio, é o ato ou efeito de motivar. Enquanto motivar é servir de motiva a; causar; despertar interesse; estimular. Na Administração, motivação pode ter várias abordagens de várias correntes de estudos, pensamentos e de autores. Aqui vamos listar alguns dos principais conceitos para algumas classes:

Motivação segundo os:

Behavioristas – a motivação é estimulada através de promoções e decessos na posição do indivíduo dentro da empresa, os benefícios e punições alteram o comportamento motivacional do funcionário na organização.

Cognitivistas – a motivação vem através da aproximação de coisas positivas, como se a motivação estivesse fundamentada no ato do indivíduo em buscar se afastar das coisas negativas e alcançar coisas atrativas.

Freud – para Sigmund Freud, pai da psicanálise, a motivação está associada a liberação de tensão; é como se a motivação fosse parcialmente inconsciente na busca de um objetivo pré-estabelecido, onde só sua concretização pode gerar essa descarga de tensão no indivíduo.

Lewin – ele compartilha da mesma teoria de Freud onde a motivação está associada a liberação da tensão, essa que só ocorre com a realização de uma determinada ação pré-planejada pelo indivíduo, ocasionando a liberação da tensão.

Maslow – construiu um conceito onde organizou uma hierarquia de necessidades humanas, onde sendo satisfeitas as superiores, iam passando gradativamente pra os níveis de necessidades inferiores. Sanando estas necessidades, o indivíduo estaria plenamente satisfeito.

Herzberg – gosta de trabalhar separando os conceitos de satisfação e motivação. A satisfação, segundo ele, estaria relacionada com as condições de trabalho e a motivação através do próprio trabalho.

Nesse post podemos conhecer diversas correntes e diversos conceitos acerca de motivação, além de um vídeo interessante (divertido na mesma medida) que nos expande um pouco mais sobre o universo motivacional. A certeza é que temos é que a motivação está totalmente atrelada a produtividade no trabalho: um indivíduo motivado tende a produzir mais, tende a cumprir seus objetivos com mais vitalidade e eficiência. A motivação sofre um conjunto de variações a partir do seu ambiente externo, das situações que nos cercam e afetam, mas ela está no interior de cada um de nós, dentro do nosso círculo de vontades. É preciso buscar a renovação e a motivação a cada dia, a cada instante.

A motivação pode ser o atalho mais curto para o sucesso.

Nenhum comentário: