8.6.11


Psicanálise, segundo o Dicionário Aurélio, é a investigação psicológica que tem por fim trazer à luz da consciência os sentimentos obscuros ou recalcados. É impossível também falar de psicanálise sem citar o seu fundador, o mestre Sigmund Freud.

Traduzindo de uma forma mais simples, o grande objetivo da psicanálise e de Freud, seu fundador, é explorar o inconsciente, colocando-o como fator importante nas ações, comportamentos psicológicos e personalidade dos indivíduos. Para se aprofundar ainda mais nos seus estudos, Freud destrinchou o inconsciente em três fases: o id, ego e superego.

O id representaria então, como base primitiva, a energia da atividade humana, a resposta natural da mente a todas as ações, fases e estímulos. O ego é a interligação do id e do superego, fazendo a junção das nossas necessidades primitivas e nossos pensamentos éticos e morais. O superego são os pensamentos éticos e morais, normalmente influenciados pelo cultura e sociedade do indivíduo, que ficam internalizados na mente.

Freud também causou muito polêmica ao lançar o modelo psicossexual, onde defendia que a vida era modelada a partir das necessidades sexuais do indivíduo e que essa evolução provinha desde a infância. Ele rasgou o véu que ligava criança ao conceito de inocência e explicou que desde cedo a criança achava em estímulos naturais, tais como a amamentação e o ciúme dos pais, uma forma de prazer sexual.

Freud escandalizou a sociedade da época e a comunidade científica com suas teorias, mas suas observações são amplamente estudadas e discutidas até hoje, colocando-os como um dos personagens que mais contribuiu com a ciência dos estudos psicológicos e a psicanálise.


- “A morte de um pai é o acontecimento mais importante na vida de um homem.”

- “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.”

- “Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.”

- “O sonho representa a realização de um desejo.”

- “Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.”

- “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.”

- “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.”

- “A sede de conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual.”

- “A essência do sucesso é ir mais longe do que o seu próprio pai foi.”

- “O pensamento é o ensaio da ação.”



- Freud não só era um usuário da cocaína, como também receitava a droga para seus pacientes como anestésico e antidepressivo.

- Freud foi casado com Martha Bernays e com ela ele teve seis filhos: Mathilde, Jean-Martin, Olivier, Ernst, Sophie e Anna.

- Freud, por ser judeu, teve que sair de Viena e refugiar-se na Inglaterra, em 1938, no período da Segunda Guerra Mundial.

- Freud perdeu quatro irmãs (Rosa, Dolfi, Paula e Marie) nos campos de concentração nazistas de Auschwitz e Theresienstadt.

- Freud provavelmente teve um caso com sua cunhada, Minna; durante várias vezes eles viajaram juntos, enquanto sua mulher ficava em casa cuidando das crianças.

- Apesar das suas teorias relacionadas ao incesto, Freud era tido por seus filhos como um pai carinhoso e amável que adorava estar com as crianças.

- Freud por duas vezes destruiu vários manuscritos seus, até hoje alguns dos seus escritos pessoais são guardados de forma sigilosa, estando ao alcance de poucas pessoas.

- Freud começou a interessar-se pelo inconsciente dos indivíduos ao curar uma paciente sua com técnicas de hipnose.

- Freud viveu toda sua vida tendo que lidar com problemas financeiros, Josef Breuer, parceiro científico, lhe ajudaria bastante nesse sentido.

- Freud morreu aos 83 anos, devido a um câncer no seu maxilar, antes da sua morte, o fundador da psicanálise já haveria passado por inúmeras cirurgias.

Nenhum comentário: